
Tome cuidado com o e-commerce e fuja das fraudes na internet!
A cada ano diversas pessoas são vítimas de golpes aplicados no e-commerce, de acordo com o levantamento realizado pela Fcontrol (divisão da PayU), no primeiro trimestre de 2016, em comparação ao período de 2015, às tentativas de fraudes no Brasil aumentaram 1,32%.
As regiões com maior concentração de fraudes são o Norte e Nordeste do Brasil, principalmente nos estados do Ceará (13,52%), Tocantins (13,42%) e Pará (7,78%). Nas regiões Sudeste e Sul, os índices de fraude giram em torno de 3,2%. Os estados de Minas Gerais (4,65%), Rio de Janeiro (3,37%) e São Paulo (2,82%) são os que mais sofrem com fraudes no Sudeste. No Sul, os índices atingem Santa Catarina (3,74%), Paraná (3,58%) e Rio Grande do Sul (1,11%).
Alertam especialistas, que para evitar fraudes online é preciso tomar alguns cuidados básicos. Opte somente por lojas conhecidas, com boa reputação no mercado virtual. Se não for possível, deve-se, então, fazer uma pesquisa, verifique se a loja tem:
- CNPJ;
- Endereço válido;
- Um contato de atendimento ao consumidor.
Antes de criar um cadastro ou informar os dados do seu cartão de crédito, observe se o site tem protocolo de segurança, o endereço precisa começar com “https”.
A forma de pagamento também pode dizer muito sobre o site, lojas que só aceitam boleto ou transação bancária merecem desconfiança, pois o estorno não é garantido. Com o cartão de crédito, é possível recorrer às operadoras. Plataformas de pagamentos conhecidas pode ser um indício de a loja é confiável.
Sobre ofertas na internet, é sempre bom desconfiar de descontos muito agressivos. Caso encontre uma promoção em um link desconhecido, não clique. Pode ser uma de phishing — quando um hacker tenta obter senhas e dados bancários por meio de um link falso.
Fique atento às fraudes que percorrem, não só no e-commerce, mas em toda a internet. Todos estamos sujeitos a golpes e prestar atenção em cada detalhe é essencial nesse mundo da tecnologia.